Este blog é destinado àqueles que, como eu, possuem o espírito inquieto, ávido por respostas.
Respostas sobre o propósito da vida. Sobre de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos.
Ultimamente ando aflito com estas questões, pois penso na “coincidência” de estarmos vivendo em uma época distante a apenas poucas décadas de conseguirmos rodar, em programas de computador, simulações de vidas passadas (com propósitos científicos ou por mero entretenimento). A poucas décadas de atingirmos a cura de todas as doenças e interrompermos o envelhecimento do corpo, vencendo a barreira da morte, o que implicaria aceitar o conceito de vida eterna e todos os impactos morais e filosóficos daí decorrentes.
Digo “coincidência” porque o universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos. A Terra tem cerca de 4 bilhões de anos e a civilização humana mais de 50 mil anos. Ou seja, estamos falando de muitos, muitos anos, muitas eras, muitas gerações de pessoas. E aqui estamos nós, a poucas décadas de nos defrontarmos com todos os segredos do universo, e, quem sabe, com a vida eterna no seu sentido real, científico, e não religioso ou filosófico. Quais as chances de estarmos vivendo nesta época ? Segundo cientistas, a chance é de uma em 300.000.000 (trezentos milhões).
Mas isso somente não me conforta quando penso que já posso estar vivendo dentro de uma simulação de realidade. Quando penso que o meu verdadeiro EU pode estar sentado em um sofá, em outra dimensão, e que todas as pessoas à minha volta nada mais são do que mera projeção de minha mente subconsciente, como tratado no filme A ORIGEM, que, definitivamente, me deixou com uma pulga atrás da orelha.
Como é muito difícil encontrar pessoas com quem conversar sobre estes assuntos, resolvi criar este blog.
Abaixo sugiro vários programas que encontrei no Youtube que tratam de física quântica, Teoria das Cordas, Multiversos. Cientistas como Michio Kaku e Ed Witten teorizando sobre múltiplas dimensões e a origem do universo, universos bolhas, entre outros assuntos muito legais. O que acontece do outro lado do Buraco Negro ? Poderemos algum dia viajar para o passado ou para o futuro. As idéias de Einstein são atuais ? Como conciliar a física clássica Newtoniana com a mecânica quântica ? Por que as coisas que vemos parecem ter lógica, uma vez que são reguladas por forças como a gravidade e o eletromagnetismo, e no mundo subatômico parece reinar a total desordem ? Como, da aparente desordem, pode resultar a ordem que permite que nossas vidas sejam como são, aparentemente bem estruturadas sobre leis físicas imutáveis, em seu aspecto macro cósmico ?
Não entendo. Tampouco os cientistas. Mas existem teorias, baseadas em cálculos matemáticos que sinalizam para uma verdade que, infelizmente, segundo nossa tecnologia atual, não pode ser testada em laboratório.
Essa verdade seria a Teoria das Supercordas e dos Universos Paralelos, que explicariam o funcionamento do universo. Digo, de todos os universos.
Mas mesmo que esta teoria esteja correta, fica uma questão: como tudo começou ? Deus realmente existe ? Como ele é ?
Sou advogado e, portanto, totalmente leigo em física teórica, mas me sinto à vontade para ao menos trocar idéias sobre estes assuntos, pois nem mesmo os cientistas teem respostas para todas as perguntas.
Imagino como deve ser frustrante para um cientista, passar toda a sua vida pesquisando, calculando, testando, e não encontrar respostas. Einstein, apesar de sua importância para a física teórica, morreu sem conseguir unificar, criar uma Teoria de Tudo, unificando as leis da física macroscópica e da física microscópica.
O que me proponho, portanto, é debater estes assuntos. Lançar perguntas, sugerir respostas e irmos nos aprofundando.
Estou escrevendo uma história, uma espécie de fábula moderna sobre múltiplos universos, e vou postar partes dela ao longo dos próximos meses. Aceito sugestões e assimilo bem as críticas.
Abraços a todos.
Marcelo
22 de dezembro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário